O governo do Estado apresentou nova proposta para o pagamento Revisão Geral Anual (RGA) em reunião na tarde de quinta-feira(02) da equipe econômica com representantes do Fórum Sindical.
O índice sugerido é de 6% divididos de forma igualitária em 3 parcelas, uma em setembro, dezembro e março de 2017. A primeira proposta do Estado foi o pagamento do RGA de 5%. Seriam 2% em setembro deste ano e outros 3% em janeiro do próximo ano.
A categoria considerou uma afronta a proposta e se mantém irredutível em receber o percentual de 11,27%, o que corresponde a totalidade da inflação do ano anterior. Sem consenso, a greve dos servidores públicos estaduais deflagrada no dia 31 de maio segue sem prazo para ser interrompida.
As possibilidades de pagamento foram apresentadas pelos membros da Câmara Fiscal, composta pelos secretários Paulo Taques (Casa Civil), Paulo Brustolin (Fazenda), Júlio Modesto (Gestão) e José Bussiki (Planejamento) aos 28 líderes do Fórum Sindical.
Centenas de servidores acompanharam a reunião dos sindicalistas com os secretários de Estado. Eles reprovaram a proposta oferecida pelo Governo e gritaram palavras de ordem, comparando a gestão do governador Pedro Taques (PSDB) com a do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). "Oh, Pedro Taques, cara-de-pau, o seu Governo é pior do que o de Silval", gritaram, tachando Taques de “caloteiro”.
Somente 30% dos representantes das categorias estão atuando nas repartições públicas. Na Polícia Civil, por exemplo, as delegacias estão registrando somente boletins de ocorrência relacionados aos crimes em flagrante.
Governador Pedro Taques (PSDB) protocolizou pedido na justiça alegando ilegalidade e inconstitucionalidade da paralisação dos servidores da segurança. Ação ajuizada no Tribunal de Justiça será apreciada pelo desembargador Marcos Machado. Entre as medidas solicitadas consta a multa diária de R$ 100 mil.
Se acatada a decisão, os efeitos cairão sobre os policiais militares, bombeiros militares, escrivães de polícia, investigadores, delegados, Perícia Técnica Oficial (Politec), Detran, integrantes do Sistema Penitenciário e Sistema Socieducativo.
Foto: Folhamax
O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.
O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados
Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.